Histórias da Ajudaris 2015


illustration
for Ajudaris
2015

O Projeto “Histórias da Ajudaris” é uma iniciativa de incentivo à leitura, à escrita e de ajuda aos que mais precisam. O livro é uma casa encantada que junta contos escritos por 7000 crianças autoras orientadas por professores generosos em contexto de sala de aula. Os contos são pincelados por artistas iluminados. Os fundos conseguidos com a venda dos exemplares revertem em prol dos projetos sociais em desenvolvimento.

A HUMILDADE

Olá, eu sou o Duarte!
Quando a minha vida começou, a minha mãe levava apenas uma bolsa pequena de mão com as coisas que eu precisava.
À medida que fui crescendo, a bolsa foi aumentando, porque existiam muitas coisas que fui recolhendo enquanto brincava com os meus irmãos, os meus amigos na préescola, na catequese, na praia e agora, na escola.
Na escola, apercebime que tanto eu como os meus colegas, carregávamos na nossa mochila um peso cada vez maior, por isso, pedi ajuda à minha mãe.
Começamos a arrumar a mochila e, de repente, encontrei algo muito pesado: era o MEDO.
Continuei a tirar mais coisas pesadas como: Incompreensão, Irresponsabilidade, Insegurança, Preguiça, Inveja, Falta de Humildade, Desobediência, Crueldade, Mentira.
Parecia não ter fim! Escondida no fundo da mochila estava a Falta de Respeito e a Violência. Andavam comigo todos os dias.
Certo dia, fui para o recreio lanchar. Comi as bolachas e por causa da Falta de Respeito, deitei a embalagem para o chão.
Passou por mim um colega que trazia a Educação e disseme para corrigir o meu erro. Não gostei de ser chamado à atenção e a Violência começou a discutir com ele. A Educação disse que não se deve poluir o ambiente e que devemos respeitar os espaços de todos.
A Falta de Respeito não gostou nada disso. Então, pegou na Violência e agrediu os colegas.
A Educação lembrou que não podemos fazer tudo o que nos apetece e que não devemos agredir os outros.
O Respeito e a Humildade mandaram acabar com a discussão e obrigaram todos a fazerem as pazes.
Afinal, não custa nada apanhar uma embalagem do chão e colocála no ecoponto.
O Duarte agarrou a Humildade e fez as pazes com os colegas.

Agrupamento de Escolas Abel Salazar
Escola Básica da Igreja Velha Turma: 2º E